16 de maio de 2015

Historiadores encontram desenho de "Mestre Yoda" em manuscrito medieval

Um novo livro a ser lançado pela Biblioteca Britânica em maio revela que o simpático Mestre Yoda pode ter um "irmão perdido" do século XIV. A ilustração aparece em um dos manuscritos de "Medieval monsters" e mostra uma estranha figura, na posição de um sábio, muito semelhante ao famoso personagem de "Star Wars".

O livro, produzido pelo historiador Damien Kempf e a historiadora de arte Maria L. Gilbert, é uma compilação de grandes monstros retratados em publicações do mundo medieval. Segundo a descrição do livro, naquela época "monstros estavam por toda a parte, inclusive nas bordas das páginas de manuscritos e em margens de mapas". E, entre as muitas ilustrações destacadas pela publicação, está o "gêmeo de Yoda".

A descoberta foi publicada no blog da Biblioteca Nacional do Reino Unido, e tem atiçado a curiosidade e os círculos de debates na Internet. Teria o mestre Jedi Yoda vivido "há muito tempo, numa galáxia muito, muito longínqua", ou há apenas setecentos anos? A obra, totalmente escrita em latim, não tem data definida, mas acredita-se que tenha sido composta entre os anos de 1300 a 1340, durante o Papado de Gregório IX.

Julian Harrison, curador da biblioteca britânica, comentou o curioso caso à rádio "NPR": "A imagem do 'Yoda' vem de um manuscrito do século XIV, conhecido como 'Os decretos de Smithfield'. Adoraria dizer que realmente era o Yoda, ou que foi desenhado por uma viajante do tempo medieval. Mas, na verdade, é uma ilustração da história bíblica de Sansão — o artista claramente tinha uma grande imaginação", disse o funcionário.

Fontes: 01, 02, 03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário