5 de novembro de 2015

Arqueólogos encontram fortaleza bíblica em Jerusalém

Depois de mais um século de buscas, arqueólogos afirmam ter encontrado as ruínas de uma antiga fortaleza grega mencionada na Bíblia e solucionado, assim, um dos maiores mistérios arqueológicos de Jerusalém. A cidadela de Acra estava enterrada em um estacionamento da cidade, e foi descoberta com a ajuda do Centro de Autoridade de Antiguidades de Israel.

A fortaleza foi um centro de poder usado para conter a rebelião judaica registrada no livro bíblico dos Macabeus. Acra foi construída há mais de dois mil anos por Antíoco Epifânio, rei do império selêucida helênico. Pesquisadores tentavam localizá-la há décadas.

Muitos acreditavam que a cidadela ocupasse o lugar onde atualmente fica a Cidade Velha de Jerusalém, com vista para a Igreja do Santo Sepulcro ou próxima à colina que abriga o complexo de mesquitas de Al-Aqsa. Contudo, as ruínas descobertas estão fora dos limites da Cidade Velha, com vista para um vale ao sul. Segundo arqueólogos, a região desenterrada corresponde ao local onde a construção de Jerusalém se concentrou durante o reinado bíblico de David.

O líder da escavação, Doron Ben-Ami, afirmou que Antíoco, que viveu entre 215 e 164 a.C., escolheu o local para poder controlar a cidade e monitorar as atividades no templo judaico. A fortaleza foi soterrada por uma colina artificial composta por várias camadas de terra deixadas por diferentes culturas.

Entre as ruínas há uma parede maciça, a base de uma torre e de um aterro de defesa, além de artefatos como moedas e alças de jarras de vinho, que parecem ser do período de Antíoco. De acordo com Autoridade de Antiguidades, a torre possui "dimensões impressionantes".

Pedras de estilingue e pontas de flecha de bronze, da mesma época, também foram localizadas na escavação. As peças podem ser remanescentes da batalha entre forças gregas e rebeldes judeus que tentavam conquistar a fortaleza.

"Esse é um exemplo raro de como rochas, moedas e terra podem se juntar em um episódio arqueológico único que aborda realidades históricas específicas da cidade de Jerusalém", explicou Ben-Ami.

Na tradição judaica, Antíoco, fundador de Acra, é lembrado com o vilão do feriado Hanukkah, que tentou proibir ritos religiosos e provocou a revolta dos Macabeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário