24 de março de 2016

LEAM estende convite para defesas de Mestrado e palestras

O Laboratório de Estudos Antigos e Medievais da Universidade Estadual de Maringá tem o prazer de convidá-los para as defesas de dissertação de Mestrado de dois dos seus integrantes.

No dia 29/03/16, às 9h, o Mestrando Douglas Raphael Machado Gobato defenderá sua dissertação intitulada: “Instituições divinas e instituições imperiais: a política religiosa de Lactâncio (séculos III-IV)”, no bloco H-12, sala 9. Em sua pesquisa, Douglas analisa o processo de construção de uma nova identidade imperial, aviltado Lactâncio em seu principal trabalho, as Diuinae Institutiones. No contexto da crise que se manifestava desde finais do século II, Lactâncio compôs essas obras contestando as acusações levantadas contra seguidores de Cristo pelo Estado romano. Empregando sua experiência no campo da retórica, direciona sua apologia aos segmentos cultivados da sociedade, buscando dissuadi-los dos preceitos difundidos pela cultura helenística e levá-los a aceitação da doutrina cristã. Sendo um cidadão romano, ele não se opunha as instituições políticas do Império, por outro lado, compartilhava da tradição apocalíptica que via nas adversidades daquele momento os sinais de que o fim dos tempos se acercava. Refutando as crenças do politeísmo e os ensinamentos da filosofia, propõe a conversão de Roma ao cristianismo como a única esperança de postergar o juízo divino.


No dia 30/03/16, às 14h, o Mestrando Talles Henrique Pichinelli Maffei defenderá sua dissertação intitulada: “Moeda e poder no Tratado Monetário de Nicolás de Oresme (1320-1382)”, no bloco H-12, sala 9. Em sua pesquisa, Talles busca analisar o tratado monetário de Nicolás de Oresme, intitulado originalmente “De origine, natura, jure et mutationibus monetarum” ou simplesmente “De Moneta” em algumas edições. Escrito entre 1355 e 1358, esse tratado revela as preocupações do autor em relação à questão monetária no reino de Carlos V, mergulhado no longo conflito entre a França e a Inglaterra, chamado pela historiografia de Guerra dos Cem Anos. A principal preocupação de Oresme referia-se às recorrentes desvalorizações monetárias levadas a cabo pelo monarca francês e o impacto que tais medidas podiam causar sobre a sociedade e o reino da França no contexto da crise do século XIV.


Contamos com a presença de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário