3 de outubro de 2016

Integrantes do LEM na XV Jornada de Estudos Antigos e Medievais

Integrantes do Laboratório de Estudos Medievais na XV JEAMNos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2016, os pesquisadores do LEM - Laboratório de Estudos Medievais participaram da XV Jornada de Estudos Antigos e Medievais, realizada em Maringá sob a coordenação da professora Dra. Terezinha Oliveira.

O professor Dr. Jaime Estevão dos Reis, coordenador do LEM, apresentou, no primeiro dia de evento, a palestra: "Os manuais de aprendizagem e a instrução dos mercadores na Idade Média". O doutorando Lucio Carlos Ferrarese fez a apresentação de sua comunicação: "Fortificações e guerra defensiva nas fontes anglo-normandas do século XI”. O mestrando Luiz Augusto Oliveira Ribeiro apresentou a comunicação "A crônica de Alfonso X: algumas considerações sobre os manuscritos e edições"  e os graduandos, Giovanni Bruno Alves e Elizandro Chaves de Oliveira, apresentaram as comunicações: "Geoffrey Luttrell e o Saltério de Luttrell (século XIV)" e "Caracterização, discussões e documentação: uma breve análise sobre as Corporações de Ofício na Idade Média", respectivamente.

Participaram ainda da XV JEAM, na forma de exposição de painéis, as graduandas: Liliana Grubel Nogueira, com "A crítica de Guy Fourquin à tese de Henri Pirenne sobre a fundação das cidades medievais" e Luana Martins de Mello, com "Livros de Viagens medievais: o Livro das maravilhas de Marco Polo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário