15 de novembro de 2016

Minicurso: "A Guerra Medieval: Teoria E Prática"

O Laboratório de Estudos Medievais convida a todas e todos para o minicurso “A guerra medieval: teoria e prática”, a ser realizado no dia 19/11/2016, entre as 13h30 e as 17h. O curso será ministrado pelo Professor Me. Augusto Moretti, no campus sede da Universidade Estadual de Maringá.

A Idade Média (476-1453) foi caracterizada por historiadores militares do século XIX como um período em que a sociedade não teria desenvolvido as artes e as ciências militares, especialmente quando comparada às sociedades das Idades Antiga e Moderna. Ao longo do século XX, essa ideia passou a ser questionada. O desenvolvimento de novas escolas historiográficas, a utilização de novas fontes e novas abordagens científicas gradativamente permitiram aos medievalistas quebrarem alguns preconceitos.

O minicurso em questão tem por objetivo ajudar na desconstrução da ideia do atraso medieval em relação às ciências bélicas. Por meio de uma análise da teoria de guerra, assim como das práticas militares, o Professor Moretti debaterá o desenvolvimento de uma ciência precisa em relação ao contexto histórico da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário