
Amelia Hamrick, uma estudante de vinte
anos da Universidade Cristã de Oklahoma, recentemente transcreveu a peça, que é
encontrada no último painel à direita da pintura, concebida em algum momento
entre os anos 1490 e 1510, e atualmente exibida no Museo del Prado, em Madrid.
"Outro estudante e eu estávamos analisando a pintura em uma noite qualquer",
explica Hamrick, "e notamos, para
nossa diversão e espanto, as notas musicais gravadas nas nádegas de um dos
personagens, uma região geralmente ignorada em trabalhos do tipo. Então resolvemos
tentar transcrevê-las em notações modernas, assumindo que linhas mais obscuras
da partitura seguiriam padrões de músicas do século XV".
Depois de gravar a música,
Hamrick postou o arquivo de áudio em seu blog
pessoal, que conquistou uma surpreendente audiência em termos de horas. "Ainda não consigo acreditar na forma com a
qual nosso projeto se popularizou", disse Hamrick. "Nós não levamos trinta minutos de uma manhã
para terminá-lo!".
Hamrick está gravando uma segunda
versão da música com a ajuda de seu professor de música cristã, John Fletcher,
que está muito orgulhoso da aluna. "A
iniciativa dela definitivamente não me surpreendeu", disse Fletcher.
"Ela é o tipo de pessoa que se
alegra em descobrir e conquistar coisas novas".
De acordo com Hamrick, o curso de
História da Música ministrado por Fletcher foi fundamental no processo de
composição. "Nós lemos sobre notações
gregorianas e notações ecléticas populares durante o período da pintura. Embora
a gravação tenha sido rápida, tivemos que passar por toneladas de teorias musicais
até compreendermos o quão diferente aquele estilo de música era em relação ao contemporâneo".
O resultado desse esforço pode ser conferido logo abaixo.
O resultado desse esforço pode ser conferido logo abaixo.
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