13 de junho de 2014

Historiador descobre evidências de uma partida de futebol em 1320

Uma recém-descoberta série de documentos oficiais lançou luz sobre a evidência de que partidas de futebol já eram disputadas na cidade de Hollesley, em Suffolk, por volta do ano de 1320. O artigo de John Ridgard, intitulado “Suffolk’s Earliest Football Match at Hollesley in 1320”, detalha alguns dos mais antigos registros da popularização de certas versões do esporte na Idade Média inglesa.

Um dos mais extensos documentos consiste no relatório de um julgamento local, datado de 14 de junho de 1320. Ele inclui uma referência a quatro pares de homens envolvidos em um “conflito sangrento”, durante a prática daquilo que as testemunhas chamam de “campyng”. Em seu artigo, Rigard diz que os oito homens estavam ligados a pelo menos outras duas partidas violentas do mesmo “campyng”, e o tribunal julgou apropriado puni-los com uma multa equivalente ao pagamento diário de um trabalhador local.   
Campyng”, também chamado de “campyon” ou “campball”, é a mais antiga versão inglesa do esporte que hoje conhecemos como futebol. Rigard salienta que as diversas modalidades do esporte resistiram ao tempo e às constantes censuras do governo por mais de seis séculos na região. Enquanto inúmeras referências ao jogo tenham sido feitas ao longo do século XV, os registros de Suffolk são pioneiros para o século XIV. Tratava-se de uma prática coletiva, onde os jogadores disputavam a posse de uma bola com os pés em arenas improvisadas, comumente próximas a igrejas e feiras. O pesquisador acrescenta:

Tendo em mente que esses relatos de violência no 'Campyng' correspondem a um pequeno intervalo de tempo, algumas observações podem ser feitas. Ao que tudo indica, dois irmãos de uma família relativamente conhecida jogavam em lados opostos. O que é curioso, levando em consideração a tradição de proximidade e laços de sangue que algumas famílias do Reino Unido ainda têm nessas disputas esportivas amistosas. São indicativos de que os relatos de 1320 refiram-se a vilões, homens comuns, sem qualquer vínculo à nobreza. Isso é reforçado pelo caráter ‘urbano’ do esporte, cujas vitórias e/ou derrotas eram comumente comemoradas ou amarguradas em bordéis e tavernas”.

Rigard também concluiu que alguns dos participantes eram homens de meia-idade, e pessoas de considerável destaque nas comunidades aldeãs. Um dos indivíduos multados pelos tribunais, chamado Edmund Brunsack, seria nomeado administrador geral de Hollesley entre os anos de 1329 e 1330.

Embora saibamos sobre este jogo a partir dos isolados casos de agressão a ele ligados, o pesquisador salienta que "não se pode presumir que os níveis de violência documentados no século XIV fossem os mesmos do esporte nos séculos XVIII e XIX”. Em 1320, a expressão “conflitos sangrentos” dificilmente referia-se a qualquer coisa além de um nariz quebrado.

Fontes: 01 e 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário