22 de novembro de 2014

Integrantes do LEAM na XIX Semana de História

Os integrantes do Laboratório de Estudos Antigos e Medievais participaram ativamente da XIX Semana de História da Universidade Estadual de Maringá, tanto na organização de minicursos quanto nos simpósios de História Antiga e História Medieval. Os temas dessa edição do evento, “Desafios da pesquisa em História Antiga” e “Idade Média: ensino e pesquisa”, aproximaram alunos, professores e pesquisadores e produziram ricos debates científicos.


Da esquerda para a direita. Alessandro Arzani; Adriele Andrade Ceola, que apresentou a pesquisa "O modelo taciteano da escrita da História"; Thais Aparecida Bassi Soares, que apresentou a pesquisa "Um retrato dos jogos romanos nos versos de Marcial" e o minicurso "Desafios da pesquisa em História Antiga: temas, fontes e metodologias"; Renata Lopes Biazotto Venturini.


Augusto João Moretti Junior apresentou as pesquisas "A formação dos conceitos de Guerra Justa e Guerra Santa na Idade Média" e "As relações feudais em Castela segundo o historiador Salvador de Moxó", e o minicurso "A guerra na Idade Média: aspectos teóricos e práticos".


Bruno Mosconi Ruy (frente) apresentou a pesquisa "O cotidiano assistencialista do Hospitalário medieval" e o minicurso "A Ordem do Hospital na Idade Média"; Jaime Estevão dos Reis (terceiro da direita para a esquerda) apresentou a pesquisa "Zibaldone da Canal: um manual de mercador italiano do século XIV". 


Carlos Henrique Durlo apresentou a pesquisa "O espaço sagrado em duas cantigas de Santa Maria, de Alfonso X, dedicadas à Virgem de Terena".


Clarice Zamonaro Cortez apresentou a pesquisa "O ensino das cantigas medievais na Graduação em Letras".


Débora dos Santos Ferreira apresentou a pesquisa "O cavaleiro medieval segundo Alfonso X, o Sábio".


Lúcio Carlos Ferrarese apresentou as pesquisas "A evolução técnico-militar medieval e a Batalha de Hastings de 1066" e "As figuras religiosas e a justificação da Batalha de Hastings de 1066", e o minicurso "A guerra na Idade Média: aspectos teóricos e práticos".


Luiz Augusto Oliveira Ribeiro apresentou a pesquisa "Crônica de Alfonso X, o Sábio: algumas considerações".


Marcelo Belam Salvador apresentou a pesquisa "O Livro dos Feitos de Jaime I, o Conquistador".


Talles Henrique Pichinelli Maffei apresentou a pesquisa "Moeda e comércio no pensamento econômico medieval".


Terezinha Oliveira apresentou o minicurso "Escolástica e Universidade na Idade Média".


Thais do Rosário apresentou a pesquisa "Polêmicas historiográficas acerca da fundação da Ordem Militar de Santiago da Espada".


Viviane de Oliveira apresentou a pesquisa "Uma concepção de Ciência Vinciana".

Douglas Raphael Machado Gobato apresentou a pesquisa "As Diuinaes Institutiones de Lactâncio: escatologia, intransigência religiosa e política imperial" e o minicurso "Desafios da pesquisa em História Antiga: temas, fontes e metodologias".

Pamela Wanessa Godoi apresentou a pesquisa "O copista de Cambrai: Rainerus e a representação do artista na Idade Média".

Paula Carolina Teixeira Marroni apresentou a pesquisa "O recebimento da Ordem de Cavalaria: a cerimônia de Investidura sob a perspectiva de Raimundo Lúlio em 'O Livro da Ordem de Cavalaria'".  

Neste ano de 2014, as atividades foram realizadas no campus da Universidade Estadual de Maringá, entre os dias 19 e 21 de novembro, junto ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Mais informações no site oficial do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário