27 de junho de 2015

LEAM no Congresso Internacional de História de 2015

O Laboratório de Estudos Antigos e Medievais estende o convite do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História e da Universidade Estadual de Maringá para o VII Congresso Internacional e XX Semana de História da instituição. Em 2015, o simpósio temático oferecido pela ala de Medieval do Laboratório abordará perspectivas interdisciplinares no debate sobre a Idade Média. O simpósio da ala de Antiga falará sobre fontes e métodos.

Os estudos na área de História Medieval têm se firmado no Brasil nas últimas décadas. Desde 1996, com a criação da ABREM – Associação Brasileira de Estudos Medievais, vários congressos nacionais e internacionais voltados para a medievalidade são realizados em diversas regiões do país. Cabe destacar a existência de laboratórios de pesquisas dedicadas à Idade Média e o grande número de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em História espalhados pelo Brasil.

O número de edições cada vez crescente de fontes e bibliografia, bem como a disponibilidade de obras na Internet, têm fortalecido os estudos.  As publicações acadêmicas são outro fator que atestam a solidez das pesquisas desenvolvidas. Esse avanço tem possibilitado que a Idade Média seja investigada por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, como História, Literatura, Educação, Artes, Direito, Economia, Filosofia e Geografia. O simpósio de Medieval oferecido pelo LEAM objetiva reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para realização de discussões acerca da Idade Média com base no supracitado diálogo interdisciplinar.

O simpósio de Antiguidade terá uma aproximação similar. A relação entre o pesquisador e o documento não é simples nem imediata. O quadro conceitual e as questões pertinentes são possíveis quando se reconhece as disciplinas e suas especificidades. As singularidades tão alardeadas pelos historiadores em torno do estudo da História Antiga ganharam nova dimensão com a ampliação efetiva de suportes documentais.  Trata-se de uma revolução documental não somente de ordem quantitativa, mas também qualitativa que permite a valorização de novos objetos de pesquisa. 

Reconhecendo tais particularidades, esse simpósio apresentará discussões a respeito da História Antiga, suas fontes e seus métodos. São interrogações em torno dos testemunhos a disposição do historiador, o modo de tratá-los, aquilo que podemos ou não conhecer, aquilo que “sabemos e o que provavelmente jamais saberemos".

A data limite para a inscrição de trabalhos nos simpósios temáticos do Congresso vai até 15/07/2015. Ouvintes podem se inscrever até o dia 10/09. O Congresso será realizado entre os dias 6 e 9 de outubro. Mais informações no site oficial do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário