24 de fevereiro de 2015

Arqueólogos descobrem dezenas de monumentos sob Stonehenge

Usando um poderoso radar de penetração no solo (RPS), pesquisadores que trabalham em torno de Stonehenge detectaram um tesouro completamente inesperado. Debaixo da terra se escondem túmulos funerários, capelas, santuários, poços e – o mais notável de todos – um monumento megalítico maciço composto por mais de cinquenta pedras gigantes enterrados ao longo de um invólucro em forma de “C” de mais de trezentos metros de comprimento.

Esta notícia surreal está redefinindo praticamente tudo o que pensávamos que sabíamos sobre Stonehenge. Apenas uma semana depois de descobrir que ele já foi um círculo completo, os arqueólogos das Universidades de Birmingham e Bradford, e do Instituto Ludwig Boltzmann, em Viena, romperam a imagem de Stonehenge como um lugar desolado e solitário.

Depois de quatro anos de trabalho árduo usando um magnetômetro – o RPS – e um scanner a laser 3D, os arqueólogos mostraram que o local histórico já foi um complexo que se estendia por quilômetros. E ainda há o previamente desconhecido “superhenge”, um monumento localizado a apenas três quilômetros de Stonehenge.

Scans sugerem que cada pedra enterrada tem cerca de três metros de comprimento e 1,5 metros de largura. As pedras estão posicionadas horizontalmente, e não verticalmente, mas é concebível que originalmente estivessem em pé. Os arqueólogos suspeitam que elas foram trazidas para o local pouco antes de 2500 a.C.

O invólucro em forma de “C” – com cerca de 330 metros de largura e mais de quatrocentos metros de comprimento – ficava diretamente virado para o rio Avon. Sendo um complexo religioso, o local quase certamente teria tido uma ligação profundamente espiritual e ritualística com o rio. Mas precisamente por isso é um completo mistério, embora seja possível que esse trecho específico da água fosse considerado uma divindade. Sim, fãs de “As Brumas de Avalon”, seus sonhos mais obscenos estão se tornando realidade.

Os outros santuários religiosos do mesmo estilo henge dos períodos Neolítico e da Idade do Bronze variam entre dez e trinta metros de diâmetro. As imagens computadorizadas ainda revelaram cerca de vinte grandes poços ritualísticos, cada um com até cinco metros de diâmetro. Cerca de uma dezena de túmulos da Idade do Bronze foram descobertos, junto com quatro santuários ou túmulos da Idade do Ferro, e meia dúzia de recintos domésticos e de gado da Idade do Bronze e da Idade do Ferro.

Sob um dos montes, os pesquisadores identificaram uma construção de madeira de trinta e três metros de comprimento datada em cerca de 4000 a.C. Acredita-se que ela era usada para enterros rituais e práticas do gênero. [O prédio] tem três fileiras de postes sustentando o teto. São aproximadamente trezentos metros quadrados, numa construção ligeiramente trapezoidal. O que é interessante, pois, com cem ou duzentos anos de antecedência, calculamos que esse tipo de edifício trapezoidal também já se relacionava com megálitos no continente europeu”, observou Wolfgang Neubauer, do Instituto Ludwig Boltzmann.

Os monumentos e estruturas não foram todos construídos ao mesmo tempo, então o complexo não foi concebido ou planejado como um todo. Uma análise mais aprofundada revela exatamente como o lugar evoluiu através dos tempos. Vários desses detalhes são mostrados no documentário “Operation Stonehenge: What Lies Beneath”, da BBC, lançado no final de 2014.

Fontes: 01, 02, 03 e 04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário