25 de agosto de 2015

Espada medieval possui inscrições misteriosas

Uma espada medieval cravada com uma mensagem misteriosa está intrigando pesquisadores e causando dor de cabeça em muitos historiadores. A arma pertence ao século XIII, e foi encontrada no Rio Witham, em Lincolnshire, no Reino Unido, no início do século XIX. Ela atualmente é curada pelo Museu Britânico, e está publicamente à mostra na Biblioteca Britânica, junto com uma Carta Magna de 1215.

À primeira vista, a espada parece muito simples. Pesa pouco mais de um quilo e mede menos de um metro. É feita de aço, tem duas lâminas e um cabo que lembra uma cruz. No entanto, o mais intrigante está em um dos lados da espada: uma inscrição misteriosa, cunhada em ouro. Em uma tentativa de passar os caracteres utilizados na espada para a cultura contemporânea, lê-se “+NDXOXCHWDRGHDXORVI+”. Segundo o Museu Britânico, ninguém sabe exatamente o que significa esse aglomerado aparentemente aleatório de letras. O Museu recentemente postou informações sobre a espada em seu site e solicitou auxílio do público para desvendar o código incompreensível.

Algumas hipóteses já foram levantadas. Pesquisadores e curiosos dizem que as letras podem implicar em algum tipo de mensagem religiosa ou mágica. Marc van Hasselt, estudante graduado em Estudos Medievais pela Universidade de Utrecht, na Holanda, disse que armas e inscrições do tipo eram muito comuns na Europa durante o século XIII. De acordo com van Hasselt, muitas espadas com letras misteriosas já foram encontradas em países como Polônia, França, Suécia, Holanda e Reino Unido.

O Museu Britânico afirma que a espada em questão foi montada na Alemanha, onde a maioria das espadas eram forjadas na Europa da época. Favorecendo essa afirmação, tribos germânicas pré-cristãs gravavam runas em suas armas e escudos, garantindo "poderes mágicos" a seus usuários. É provável que a espada seja uma herança desse costume.

De acordo com pesquisadores do Fyris Swords Projects, uma iniciativa especialmente criada para analisar inscrições dessa natureza, é totalmente possível que a tradição milenar tenha sido carregada por um grupo de famílias até o século XIII, e que a espada provavelmente tenha o objetivo de invocar o nome sagrado do próprio Deus cristão para conquistar seu suporte e proteção em tempos de guerra.

Dadas as circunstâncias da inscrição, o Museu Britânico também afirma que a arma pertenceu a algum guerreiro rico. A instituição acredita que a espada encontrada no Rio Witham possa ter pertencido até mesmo a um combatente da Quinta ou Sexta Cruzada. Como ela não apresenta sinais de batalha, o Museu também sugere que a espada possa ter feito parte de um ritual cavaleiresco de consagração.

Fontes: 01 e 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário