Os espetáculos ao ar livre na Grécia
antiga podem nos oferecer informações valiosas sobre o clima mediterrâneo da
época. Usando observações históricas de obras de arte e peças de teatro, cientistas
identificaram "dias de alcione",
cenários ideais para apresentações no meio do inverno.
Os antigos atenienses desfrutavam
do teatro aberto de Dionísio na encosta sul da Acrópole. "Nós exploramos condições meteorológicas que
permitiam aos indivíduos da época clássica assistir aos espetáculos teatrais em
arenas abertas, mesmo durante o frio", explica Christina Chronopoulou,
da Universidade Nacional de Atenas. "Nosso
objetivo foi conduzir essa exploração através da interpretação de informações de
peças teatrais clássicas, do quinto e quarto séculos a.n.e.".
Dos muitos bombardeios da Segunda
Guerra Mundial aos trabalhos de escribas árabes, historiadores e meteorologistas
recorrem a uma surpreendente variedade de fontes para ajustar o quebra-cabeça climático
de nossos antepassados. Neste caso, a equipe de pesquisadores voltou-se para os
escritos de 43 peças teatrais - sete de Ésquilo, sete de Sófocles, dezoito de
Eurípides e onze de Aristófanes - e todas elas, direta ou indiretamente, contem
referências sobre o clima de Atenas entre os anos de 460 a.n.e. e 401 a.n.e. Ao
que tudo indica, a Grécia desfrutou de verões quentes, secos e longos, mas o
teatro raramente divulgava seus espetáculos fora dos ótimos climáticos do
inverno.
"As comédias de Aristófanes são as que mais recorrem à existência desses
‘dias de alcione’", explica o Dr. Chronopoulou. "Aliando o fato de que os eventos dramáticos normalmente
eram organizados no meio do inverno, sem qualquer indicação de adiamento, e
algumas referências contidas nas peças sobre a própria dinâmica meteorológica,
podemos supor que esses ótimos climáticos deviam-se ao caso do mês de janeiro ser
razoavelmente ensolarado nos dois séculos em questão".
Os pesquisadores atentam ao fato
de que, apesar das referências dramatúrgicas não serem fontes muito confiáveis
em função de sua licença poética, essas peças possuem um fundo claramente factual.
Em “Medeia”, Eurípides discorre sobre um clima claro, agradável e harmonioso:
“Desde os tempos mais remotos, os filhos de Erechteus são favorecidos. Pois
eles descendem de deuses abençoados, nascidos em uma terra santa que nunca foi
pilhada pelo inimigo. Eles se alimentam de gloriosa sabedoria, caminhando
graciosamente pelo ar brilhante, onde uma vez, é dito, as nove musas de Pierian
deram a luz à Harmonia de cabelos louros. Homens celebraram em suas canções
como Afrodite, enchendo seu balde nos córregos de Cephisus, soprou sobre a
terra brisas temperadas e doces”.
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