21 de março de 2014

Como o teatro grego pode ser útil à climatologia?

Os espetáculos ao ar livre na Grécia antiga podem nos oferecer informações valiosas sobre o clima mediterrâneo da época. Usando observações históricas de obras de arte e peças de teatro, cientistas identificaram "dias de alcione", cenários ideais para apresentações no meio do inverno.

Os antigos atenienses desfrutavam do teatro aberto de Dionísio na encosta sul da Acrópole. "Nós exploramos condições meteorológicas que permitiam aos indivíduos da época clássica assistir aos espetáculos teatrais em arenas abertas, mesmo durante o frio", explica Christina Chronopoulou, da Universidade Nacional de Atenas. "Nosso objetivo foi conduzir essa exploração através da interpretação de informações de peças teatrais clássicas, do quinto e quarto séculos a.n.e.".

Dos muitos bombardeios da Segunda Guerra Mundial aos trabalhos de escribas árabes, historiadores e meteorologistas recorrem a uma surpreendente variedade de fontes para ajustar o quebra-cabeça climático de nossos antepassados. Neste caso, a equipe de pesquisadores voltou-se para os escritos de 43 peças teatrais - sete de Ésquilo, sete de Sófocles, dezoito de Eurípides e onze de Aristófanes - e todas elas, direta ou indiretamente, contem referências sobre o clima de Atenas entre os anos de 460 a.n.e. e 401 a.n.e. Ao que tudo indica, a Grécia desfrutou de verões quentes, secos e longos, mas o teatro raramente divulgava seus espetáculos fora dos ótimos climáticos do inverno.

"As comédias de Aristófanes são as que mais recorrem à existência desses ‘dias de alcione’", explica o Dr. Chronopoulou. "Aliando o fato de que os eventos dramáticos normalmente eram organizados no meio do inverno, sem qualquer indicação de adiamento, e algumas referências contidas nas peças sobre a própria dinâmica meteorológica, podemos supor que esses ótimos climáticos deviam-se ao caso do mês de janeiro ser razoavelmente ensolarado nos dois séculos em questão".

Os pesquisadores atentam ao fato de que, apesar das referências dramatúrgicas não serem fontes muito confiáveis em função de sua licença poética, essas peças possuem um fundo claramente factual. Em “Medeia”, Eurípides discorre sobre um clima claro, agradável e harmonioso:

Desde os tempos mais remotos, os filhos de Erechteus são favorecidos. Pois eles descendem de deuses abençoados, nascidos em uma terra santa que nunca foi pilhada pelo inimigo. Eles se alimentam de gloriosa sabedoria, caminhando graciosamente pelo ar brilhante, onde uma vez, é dito, as nove musas de Pierian deram a luz à Harmonia de cabelos louros. Homens celebraram em suas canções como Afrodite, enchendo seu balde nos córregos de Cephisus, soprou sobre a terra brisas temperadas e doces”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário