2 de março de 2014

Uma música improvável

Se olharmos com atenção para o famoso quadro de Hieronymus Bosch, “O Jardim das Delícias Terrenas”, encontraremos algumas imagens extremamente estranhas. Entre elas, uma cena que supostamente se passa no Inferno, em que alguém tem notas musicais gravadas nas nádegas. Levantou-se a questão: como provavelmente soaria essa curiosa música?

Amelia Hamrick, uma estudante de vinte anos da Universidade Cristã de Oklahoma, recentemente transcreveu a peça, que é encontrada no último painel à direita da pintura, concebida em algum momento entre os anos 1490 e 1510, e atualmente exibida no Museo del Prado, em Madrid.

"Outro estudante e eu estávamos analisando a pintura em uma noite qualquer", explica Hamrick, "e notamos, para nossa diversão e espanto, as notas musicais gravadas nas nádegas de um dos personagens, uma região geralmente ignorada em trabalhos do tipo. Então resolvemos tentar transcrevê-las em notações modernas, assumindo que linhas mais obscuras da partitura seguiriam padrões de músicas do século XV".

Depois de gravar a música, Hamrick postou o arquivo de áudio em seu blog pessoal, que conquistou uma surpreendente audiência em termos de horas. "Ainda não consigo acreditar na forma com a qual nosso projeto se popularizou", disse Hamrick. "Nós não levamos trinta minutos de uma manhã para terminá-lo!".

Hamrick está gravando uma segunda versão da música com a ajuda de seu professor de música cristã, John Fletcher, que está muito orgulhoso da aluna. "A iniciativa dela definitivamente não me surpreendeu", disse Fletcher. "Ela é o tipo de pessoa que se alegra em descobrir e conquistar coisas novas".

De acordo com Hamrick, o curso de História da Música ministrado por Fletcher foi fundamental no processo de composição. "Nós lemos sobre notações gregorianas e notações ecléticas populares durante o período da pintura. Embora a gravação tenha sido rápida, tivemos que passar por toneladas de teorias musicais até compreendermos o quão diferente aquele estilo de música era em relação ao contemporâneo".

O resultado desse esforço pode ser conferido logo abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário